janeiro 22, 2005

As coisas mudam errado

As pessoas de juízo acham que a educação familiar está em decadência. Está, mas o motivo é diferente do que alegam. Não é que os pais tenham deixado de dar valores aos filhos, em nome de uma postura mais libertária ou libertadora; é pior. Se tivessem abandonado a imposição de valores, não seriam pais. É impossível ter um filho e resistir à tentação de limitá-lo e dizer umas boas verdades.

O problema é que assuntos como religião, sexo e ideologia viraram tabus às avessas. Agora, os pais não podem mais dizer o que é certo ou errado; devem deixar a seus filhos uma escolha que os tornará mais independentes e felizes (como ser independente e feliz ao mesmo tempo, isso ninguém explica). O resultado é que a rapaziada cresce sem saber rezar, dando para todo mundo e votando no Lula com ressalvas.

Mas isso não significa que os pais não imponham suas verdades. Eles apenas mudaram de direção e alvo. Em vez de dizer “Filho meu casa na Igreja”, dizem “Não, meu filho, detergente não pode ficar na sacola da comida.” O garoto ainda tenta apelar — “Mãe, as embalagens estão fechadas!” —, mas não adianta. Certas coisas não se discutem.

Por isso, as crianças de hoje crescem sem posição definida sobre o aumento de juros, mas certas de que não podem escovar os dentes na pia da cozinha.

4 Comments:

Blogger Alan said...

Meus caros amigos,
O iniquo mudou de cara. Fizemos uma aquisição chave para essa temporada.
Passem lá.

Abraços,

Alan Miranda
Editor- Presidente- fundador e tesoureiro do iniquo.blogspot.com

6:55 PM  
Blogger Bruno Rabin said...

Fui e gostei da aquisição, Alan. Just keep on moving.

8:01 PM  
Blogger Madame P. Mandrack said...

Coincidência, postei hoje algo sobre filhos(só muito de leve há algo em comum, mas me lembrei).
Com certeza é a qualidade dos valores e não sua ausência que tem alterado o comportamento. Minha bisavó dizia que pé de galinha não mata pinto, que tem que impor as coisas, já pais mais novos rejeitam isso por terem justamente vivido assim....
Sabe que sempre falei a questão do detergente pra minha vó no mercado?!
bjo

10:02 PM  
Blogger Claudio Costa said...

Lendo e aprendendo. Êta blog bom, sô!

4:53 PM  

Postar um comentário

<< Home