dezembro 21, 2004

Olha o diproma aí!

O governo está fazendo a coisa certa ao fechar cursos superiores. Mas só atinge os muito irregulares. Deveria fazer mais pelo ensino. Talvez pudesse fechar algumas faculdades fisicamente, deixando lá uma porção de alunos e professores. Senão, vejamos:

Dia desses, num quase-almoço tipo fast food, sentei ao lado da Pós-modernidade em pessoa. Quem diria, uma senhora já, mas ainda bem enxuta, na pele de um estudante universitário. Ele contava para o amigo de boné (a vinte e sente graus, como manda o figurino) que estava entediado com a faculdade e pensava em mudar: “Sei lá, brother, Psicologia é meio caído. Acho que vou pedir transferência para ADM.”

Eureka! Então, é isto: curso superior, profissão, carreira, nada mais faz sentido. Faculdade virou grife. Não se trata de ter engenho (ou arte); basta ter a marca: “Eu comprei um tênis irado da Nike. E você?” “Eu, não. Mas tô querendo entrar pra POLI da USP.”

Por essa associação, dá para perceber que os cursos que serão fechados correspondem a uma espécie de pirataria do ensino superior. Sacanagem com quem não pode pagar pela marca original. Ser for por aí, então é melhor deixar os caras comprando diplomas na feirinha. Ou até em camelôs. Who cares?

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruno, aqui é a Camila(te deixei um scrap no seu orkut). Queria deixar registrado que leio esse blogger sempre e gosto muito. Apesar de você não me dar nenhuma moralzinha, eu te adoro e não posso deixar de vir aqui te prestigiar. Esse seu comentário sobre a facilidade com que se obtém um diploma de nível superior é realmente bem interessante. Nos dias de hoje, em que o dinheiro e os modismos falam mais alto, é difícil encontrar uma instituição que leve o aluno a sério, ou mesmo um aluno que ingresse em um curso pelo âmago de seu propósito.

1:30 AM  
Blogger Madame P. Mandrack said...

Não tem um bando de marca falsificada na Uruguaiana? Então, quem sabe a moda não pega? Talvez criem até genéricos.
abração e Feliz Natal

2:23 AM  

Postar um comentário

<< Home