outubro 11, 2004

Kriptonita

Morreu o Super-Homem. Na verdade, o ator, mas quem se importa? No imaginário coletivo, a morte foi do personagem. Choque menor do que acidente que o deixou tetraplégico há quase dez anos. Não para ele, eu suponho, mas para a garotada que assistiu a seus filmes, aquela foi uma notícia dura.

O primeiro filme da série foi minha primeira experiência no cinema. A censura indicava a idade mínima de cinco anos. Preocupado, sussurei à minha tia que eu ainda não tinha feito aniversário. Ela deu uma risada, disse que eu não me preocupasse, que estava tudo certo. E de uma tacada fui submetido a duas verdades terríveis: o Brasil e o cinema americano.

Sei que o filme me marcou de tal maneira, que tive muita dificuldade para ler alguma coisa de Nietzsche. Ainda no colégio, quando um professor de Filosofia (ou foi de Sociologia?) falou sobre o super-homem do filósofo alemão, eu fiquei imaginando que minhas impressões infantis faziam sentido. Desavisado do anacronismo, imaginava que ele tivera insights semelhantes aos meus. Vejam vocês: eu era um pensador e não sabia.

Nunca mais quis saber de ler Nietzsche. Inconscientemente, era um bom mecanismo para evitar a frustração. Quando ela finalmente veio, eu já era cínico o suficiente para não pensar em conseqüências e decepções. Percebi então que o super-homem do filme não tinha nada a ver com o do alemão. Ele era muito melhor.